Covid: 4ª dose da vacina para quem tem 50 anos ou mais começa nesta sexta no DF

vacinacao.jpg

Vacina contra a Covid-19 — Foto: Pedro Ribas/SMCS

Trabalhadores da saúde também podem tomar reforço. Imunização deve ser feita quatro meses após terceira dose; doses disponíveis são da Jansen e AstraZeneca

http://www.instagram.com/gov_df

A aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para quem tem 50 anos ou mais começa nesta sexta-feira (3), no Distrito Federal. Trabalhadores da área de saúde, tanto da rede pública quanto privada, também podem receber o reforço. A imunização deve ocorrer quatro meses após 3ª dose.

Mais de 50 locais estão disponíveis para a vacinação nesta sexta, e ao longo das próximas semanas, incluindo o drive-thru instalado na 612 Sul — com funcionamento até às 22h — e a unidade na Rodoviária do Plano Piloto — que funciona das 7h às 20h (veja mais abaixo).

A Secretaria de Saúde informa que serão usadas as vacinas disponíveis no momento: Janssen e AstraZeneca. Especialistas explicam que quem tomou as doses anteriores de outros fabricantes pode ficar tranquilo.

Segundo a infectologista Ana Helena Germoglio, a mistura dos imunizantes é benéfica por gerar diferentes formas de estímulo no organismo.

“No início da imunização, a gente recomendava que não houvesse a mistura. Mas muita coisa mudou de lá para cá, e hoje a gente sabe que a imunização que tem essa mistura produz mais anticorpos do que a imunização com um só fabricante”, afirma a médica.

No entanto, há uma exceção. “Devemos alertar que, para gestantes, as vacinas recomendadas são a Pfizer e a Coronavac”, aponta Ana Helena Germoglio.

Em Brasília, o reforço na vacinação de idosos começou a ser administrado no dia 1º de abril, para quem tinha 80 anos ou mais. No dia 14 de abril, a campanha foi ampliada para aqueles com mais de 70 anos. Em maio, maiores de 60 anos foram autorizados a tomar uma nova dose dos imunizantes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (2) que a pasta vai autorizar a oferta da quarta dose de vacina contra a Covid para pessoas com 50 anos ou mais. O anúncio da liberação para a faixa etária no DF foi feito na quarta-feira (1º) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Onde se vacinar com a 4ª dose nesta sexta-feira (3) no DF:

Para saber os endereços e horários, clique no link abaixo:

  • Quarta dose: pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde.

Por que é preciso aplicar a quarta dose?

No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justifica a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19. À época, a recomendação era voltada a pessoas acima de 60 anos.

Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.

Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.

Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde. A campanha anual de imunização contra a gripe está em vigor no Distrito Federal.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top