Zoo de Brasília recebe fêmea de mico-leão-dourado vítima de tráfico de animais

zoo3.jpg

Zoo Brasília recebe fêmea de mico-leão-dourado resgatada de tráfico de animais — Foto: Reprodução TV

Espécie é ameaçada de extinção e faz parte de programa de conservação. Fêmea cumpre quarentena e passa por fase de adaptação, antes de poder ser visitada pelo público

O Zoológico de Brasília recebeu, na noite de terça-feira (6), uma fêmea de mico-leão-dourado, trazida de Recife (PE). O animal, que é ameaçado de extinção, foi resgatado em Petrolina, vítima de tráfico de animais, e estava sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).

O objetivo da mudança do animal para Brasília é a preservação da espécie em extinção por meio da integração ao Programa de Conservação do Mico-leão-dourado e seguimento às diretrizes e orientações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira na Fundação Zoológico de Brasília.

De acordo com a superintendente do Zoo Brasília, Lúcia Guimarães, a fêmea de mico-leão-dourado está cumprindo quarentena. Ela passará pela fase de adaptação ao novo ambiente, antes de poder ser visitada pelo público.

Zoo Brasília recebe fêmea de mico-leão-dourado resgatada de tráfico de animais — Foto: Reprodução TV

“Agora, ela vai passar por exames, pela observação dos biólogos, de comportamento e se ela estiver realmente bem, porque ela passou por todos esses procedimentos também em Pernambuco, a gente acredita que em 15 dias, ou até menos, ela possa ir para o novo recinto”, afirma.

Segundo Lúcia Guimarães, chegada do animal para o zoológico de Brasília é parte do plano de manejo de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “O miquinho é extremamente ameaçado de extinção. Esse exemplar foi oriundo do tráfico, encontrado em Pernambuco, bem longe da onde ele realmente é originário. Então tem todo um estudo e um plano de conservação e manejo que faz com que o ICMBio destino os exemplares cada instituição. Nós conseguimos receber ele aqui, pelas nossas condições e por tudo o que nós apresentamos, esse exemplarzinho de mico-leão fêmea”.

“Se Deus quiser, daqui algumas semanas, estaremos recebendo também um machinho de mico-leão, pra gente ter novamente um casalzinho aqui no zoológico de Brasília e fazer o nosso objetivo principal, que é reproduzir e conservar as espécies”, diz Lúcia Guimarães.

Zoo Brasília recebe fêmea de mico-leão-dourado resgatada de tráfico de animais — Foto: Reprodução TV

O transporte da fêmea de mico-leão-dourado foi conduzido pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top