Volume de água no reservatório do Descoberto se aproxima de 50%

6.6.-Semana-do-Meio-Ambiente.-Caesb-Barragem-do-Descoberto.jpeg

Foto: Divulgação/Caesb

O Distrito Federal chegou, nesta quinta-feira (15/9), ao terceiro maior período de estiagem na história — 131 dias sem chuva

Impulsionado pela falta de chuva que assola o Distrito Federal há 131 dias, o volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento do DF — atingiu 51,8%, segundo aponta o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) nesta quinta-feira (15/9).

Apesar da proximidade com metade da capacidade, a população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para o mês de setembro é de 48%.

Além disso, o Distrito Federal chegou, nesta quinta-feira, ao terceiro maior período de estiagem na história. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o momento, são 131 dias sem chuvas. Na série, iniciada em 1961, o período mais longo de estiagem ocorreu em 1963, quando o DF não registrou precipitações por 164 dias. Na sequência, vem 1970, com 135.

Apesar de haver previsão de chuva para esta quinta, as chances são pequenas. “São bem baixas, mas, caso ocorra, seria mais para o fim do dia, início da noite”, explica a meteorologista do Inmet Naiane Araújo. “Já, amanhã, as chances aumentam mais”.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top