Imunização com vacina bivalente da Pfizer começa a ser aplicada em pessoas com mais de 60 anos, a partir desta segunda. Maioria dos postos atende das 8h às 17h; nove locais têm vacinação noturna
A vacinação contra Covid-19 continua ao longo desta semana, no Distrito Federal. A maioria dos postos atende das 8h às 17h (veja locais mais abaixo).
A segunda dose de reforço contra Covid é aplicada apenas em quem tem mais de 40 anos e em profissionais de saúde. Segundo a SES-DF, não há previsão de ampliação da faixa etária. Em dezembro, o governo do DF também liberou a vacinação para crianças a partir de de 6 meses, sem comorbidades.
A imunização com a vacina bivalente da Pfizer começa a ser aplicada em pessoas com mais de 60 anos nesta segunda-feira (6) e é ofertada em 91 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.
Até o momento, o imunizante também é autorizado para os maiores de 70, além de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas com pelo menos 12 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, Brasília recebeu 65.586 doses da Pfizer bivalente na sexta-feira (3), totalizando 247.026 imunizantes desse tipo.
Já a vacina contra a gripe não está mais disponível para a população em geral. Segundo a SES-DF, a campanha de 2022 já acabou e a de 2023 ainda não teve início.
Onde se vacinar contra Covid de segunda a sexta-feira:
Para saber os endereços e horários, clique nos links abaixo:
- Vacinação infantil: de 6 meses a 11 anos
- Primeira dose: maiores de 12 anos
- Segunda dose: maiores de 12 anos
- Dose de reforço: maiores de 12 anos
- Quarta dose: acima de 40 anos
- Drive Thru: somente para adultos
- Vacinação noturna: somente para adultos
Vacinação de rotina
Veja onde colocar em dia a vacinação de rotina (Sarampo, Meningocócica C, Pneumocócica, Tríplice Viral, Penta, etc).
BCG
Para saber os endereços e horários, clique aqui.
O que são as vacinas bivalentes contra Covid
💉 O que são as vacinas bivalentes? Os imunizantes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.
- Desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações (o que é normal).
- Atualmente, a variante que domina o mundo é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.
- As primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de “monovalentes”, fornecem menos proteção frente à variante dominante.
- Ainda assim, as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.
💉 Para quem as vacinas bivalentes são indicadas? A Anvisa aprovou o imunizante para a população a partir de 12 anos de idade.
- Elas são indicadas como dose de reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior.
- Receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.
💉 As vacinas bivalentes já estão disponíveis no Brasil? Sim e fazem parte do plano de vacinação de 2023 divulgado pelo Ministério da Saúde.
- O imunizante bivalente da Pfizer começou a ser usado no Brasil em 27 de fevereiro.
- O Ministério da Saúde informou que grupos mais expostos ao risco da doença, como idosos e profissionais de saúde, serão os primeiros a serem vacinados.
- Vale lembrar que as vacinas bivalentes da Pfizer têm a tampa de cor cinza, enquanto a monovalente tem a tampa roxa.
Fonte: G1