Projeto História na sua Escola distribui 1.900 livros

livros-historia-na-sua-escola-1.jpeg

Foto: Divulgação

Textos produzidos por alunos, premiados no concurso literário Nossa Escola tem História, voltam às bibliotecas de 40 unidades da rede pública de ensino em forma de obra literária

http://www.instagram.com/gov_df

Novos 1.900 livros serão entregues, entre os dias 23 e 24 de junho, às unidades de ensino participantes do projeto História na sua Escola. Parte dessa produção foi desenvolvida por alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II para o concurso “Nossa Escola tem História”. A seleção das obras vencedoras foi realizada por um júri especializado, formado por renomados escritores: Daniel Munduruku, Bel Santos-Mayer e Roger Mello, todos agraciados com o Prêmio Jabuti. 

O concurso trabalhou três temas com os alunos e, cada um deles, resultou em um livro. Ao todo, participaram cerca de 5 mil estudantes. A obra “Cerrado Pintado e Rimado” traz ilustrações de crianças da Educação Infantil e poemas do autor brasiliense Tino Freitas. O texto “Rafael – o menino do teatro”, de autoria do aluno Victor de Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental 418, de Santa Maria, foi o vencedor na categoria “Diversidade e Inclusão”. Já Ana Luiza Medeiros dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental II Paroquial, de Planaltina, trouxe a capoeira para abordar os “Patrimônios Culturais Imateriais”, na história de Akim Said. As ilustrações são de Romont Willy e Felipe Cavalcante.

Para Ester Braga, idealizadora do projeto, o retorno foi gratificante e a disponibilização das criações dos estudantes na biblioteca da própria escola vai gerar uma motivação que continuará florescendo por muito tempo na vida deles. “Além de poderem ser prestigiados como autores, a resposta dos jurados também foi um grande incentivo. Eles ficaram impressionados com a produção dos estudantes. A Bel Santos Meyer, que está na curadoria do Prêmio Jabuti neste ano, inclusive, enviou uma mensagem para elogiar o texto do aluno que escreveu sobre Racismo. Isso não tem preço.”

O projeto, que chega a sua etapa final, foi idealizado pelo Instituto Latinoamerica e a ABÈBÈ Produções para estimular práticas artísticas e literárias entre crianças e jovens e promover a formação de novos leitores e autores. 500 exemplares de cada tema foram impressos, totalizando 1500 livros que estarão disponibilizados nas bibliotecas das escolas públicas vencedoras.

Todas as unidades de ensino que receberam o projeto também serão agraciadas com outros 400 livros de escritores que participaram das atividades de contação de histórias e bate-papo com o autor: Taicy Ávila, Nyedja Gennari, Rego Junior, Queila Branco e Angela Café leram obras dos escritores Simão de Miranda, Nurit Bensusan, Marco Miranda, Flávia Ribas e José Rezende Júnior. As contações de história estão disponibilizadas no canal do Youtube do Instituto Latinoamerica. 

Foto: Divulgação

Projeto História da sua Escola – entrega de livros

Quando: 23 e 24 de junho. Quinta e sexta-feira.

Doação de livros: 400 livros dos escritores participantes + 1500 exemplares da edição final do concurso. Total doado: 1.900 livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top