Parque Burle Marx é aberto ao esporte no Noroeste

Dentro-1-1-1536x1024-1.jpg

Voltada às superquadras 107 e 108 do Setor Noroeste, a Ilha Oeste fica aberto ao uso das 6h às 21h - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Primeira etapa de estruturação do espaço de 280 hectares de área verde tem portaria e banheiros e recebeu investimentos de R$ 8,6 milhões

http://www.instagram.com/gov_df

O Parque Ecológico Burle Marx, no Setor Noroeste, agora tem portaria, banheiros e uma infraestrutura planejada para a prática de esportes e lazer gratuitos. Com investimentos de R$ 8,6 milhões feitos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Terracap, o espaço com quadras e parquinhos construído em meio a uma das maiores manchas de cerrado de Brasília foi inaugurado nesta sexta-feira (1º) pelo governador Ibaneis Rocha.

Voltada às superquadras 107 e 108 da região, a Ilha Oeste tem uma quadra poliesportiva, duas quadras de areia para a prática de vôlei, futevôlei e beach tennis, duas quadras de tênis e um campo de futebol gramado. Dois parquinhos infantis também foram construídos, além de um ponto de encontro comunitário (PEC), um bicicletário, bancos e pergolados para o descanso dos frequentadores. A estrutura estará aberta para uso das 6h às 21h.

Já a Ilha Leste, com a mesma estrutura, mobiliários e equipamentos e mobiliários voltados à Asa Norte, está em fase de finalização, com previsão de entrega até o final de julho. Uma terceira estrutura semelhante está em fase de planejamento.

Na mesma manhã, o governador anunciou a assinatura de uma ordem de serviço para implantação de um sistema de iluminação no parque e lembrou das ações judiciais e queixas dos moradores que investiram em imóveis com a promessa de estruturação do Parque Burle Marx – o que só ocorreu nesta gestão, dez anos depois da criação do bairro.

“Assumi o compromisso de entregar o parque aos moradores assim como estava no papel. Com a confiança deles e o apoio dos empresários, isso foi possível. Tenho certeza que esse investimento de construir o parque e tirá-lo do nada vai ficar na história”, declarou Ibaneis Rocha. “É a consolidação do que foi prometido na inauguração do Noroeste muitos anos atrás”, completou o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior.

Gerido pelo Brasília Ambiental, o Parque Ecológico Burle Marx está localizado em uma das maiores manchas de cerrado, entre o Setor Noroeste e a Asa Norte, com 280,67 hectares de área verde. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, há regras de uso.

A presença de animais domésticos de pequeno porte com guias e de médio e grande porte com focinheiras é permitida, mas o trânsito de bicicletas, não. “Temos que compatibilizar os interesses: a preservação dos recursos naturais e o uso público”, afirmou o secretário-executivo do instituto, Thulio Moraes.

Willian Ferreira, 49 anos, é morador do Setor Noroeste e disse estar satisfeito com nova a infraestrutura de esporte e lazer do Burle Marx. Policial aposentado e jogador de hockey inline, ele já foi conferir o que agora tem bem perto de casa. “Isso aqui ficou sensacional. Tem tudo no mesmo lugar para modalidades variadas”, observa. Quem também gostou do que viu foi o servidor e professor de tênis Alexandre Luniere, 52 anos. “Um espaço como este, bem feito e planejado, é muito bom para a cidade.”

A solenidade de inauguração contou com a presença de outras autoridades políticas, como o vice-governador, Paco Brito; os secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Esportes, Giselle Ferreira de Oliveira; e a deputada federal Celina Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top