Padaria em Brasília é suspeita de furtar energia suficiente para abastecer 1,5 mil casas, diz Neoenergia

Neonergia.jpg

Unidade de rede de padarias acusada pela Neoenergia de ter desviado energia — Foto: Divulgação

Irregularidade foi identificada em estabelecimento na Asa Sul. De acordo com proprietário, concessionária anterior havia informado que consumo estava normal; Neoenergia contesta

A Neoenergia Brasília identificou desvio de 283.066 kWh de energia elétrica, em uma padaria na quadra 116 da Asa Sul. De acordo com a concessionária, a quantidade seria suficiente para abastecer mais de 1,5 mil moradias por um mês inteiro.

Segundo a distribuidora, a irregularidade foi verificada por meio do recolhimento do medidor da padaria, e análise em laboratório.

Já o proprietário diz que adquiriu o estabelecimento em outubro de 2019, quando a distribuidora na capital era a Companhia Energética de Brasília (CEB). Ele afirma que percebeu que o consumo da estava abaixo da média de outras lojas, e pediu que a empresa fizesse uma vistoria. Depois da verificação, segundo o proprietário, a CEB “disse que estava tudo certo” (veja mais abaixo).

A identificação da irregularidade foi resultado da Operação Massa Fresca, realizada pela empresa, em parceria com a corporação. A concessionária afirma que toda energia não medida e consumida é cobrada por meio de processo administrativo.

“As constatações, inclusive com registros fotográficos, serão enviadas à Polícia Civil para que os responsáveis respondam em âmbito criminal”, diz a Neoenergia.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.

O que diz a padaria?

O o dono do estabelecimento nega ter conhecimento de qualquer irregularidade e afirma que, quando a Neoenergia apareceu na loja para pegar o medidor, no mês passado, “a padaria foi pega de surpresa”.

O proprietário disse, ainda, que não foi informado formalmente de nenhum furto de energia ou processo similar.

Outros desvios de energia

A Neoenergia afirma que encontrou, nos últimos dois meses, mais três estabelecimentos com irregularidades significativas na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia. Um em Águas Claras, outro no Riacho Fundo e um no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

De acordo com a distribuidora, o volume de energia recuperado nesses estabelecimentos foi mais de 1,8 milhões de kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 10 mil residências por um mês.

Em agosto, na primeira fase da operação “Massa Fresca”, a empresa encontrou três estabelecimentos – duas padarias e uma pizzaria -, todos localizados no Gama, com irregularidades. O volume de energia recuperado foi de 450 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 2,5 mil residências por mês.

Em outra operação, em outubro, a Neoenergia Brasília encontrou irregularidades no consumo de energia de um clube da Asa Sul. O desvio de energia era de mais de 1,3 milhões kWh, suficiente para abastecer mais de 7 mil casas.

Já na Operação Happy Hour, em julho, a distribuidora encontrou bares e restaurantes com irregularidades. Na primeira, um estabelecimento, na Asa Sul, teve o volume de energia recuperado de 250 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 1,4 mil residências por mês.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top