Galeria Mundo Vivo abre temporada de exposições com gravuras de Íris Ferreira

Iris.jpg

Fotos: Divulgação

Vernissage acontece na quarta-feira (29) com show de Nãnan Matos e convidados

http://www.instagram.com/gov_df

A Galeria Mundo Vivo inicia a ocupação 2022/23 do projeto Portas Abertas com a exposição da gravurista Íris Ferreira Costa, do Guará II. A artista foi selecionada por meio da Chamada Pública, realizada em maio. A abertura da mostra ocorre na quarta-feira (29), a partir das 19h, na Galeria Mundo Vivo, localizada na Asa Norte. O objetivo do projeto é divulgar, no Plano Piloto, artistas de outras Regiões Administrativas. 

Iris é designer, artista visual e ilustradora e ocupará a Galeria durante os primeiros dois meses da temporada, apresentando uma coleção de gravuras criada desde 2019, com técnicas aplicadas em madeira, linóleo e metal.

Para ela, a arte da gravura valoriza o trabalho manual, exigindo que o artista desenvolva habilidades motoras refinadas e permaneça presente durante todo o processo de produção. “É um trabalho que exige atenção, concentração, tempo e paciência, desde o rascunho do desenho até o momento de impressão, porque um erro pode colocar a perder todo o trabalho feito. Trabalhar com gravuras é trabalhar com alquimia e é principalmente daí que vem minha inspiração.”

As impressões e experiências dos artistas serão partilhadas em oficinas desenvolvidas no correr do período e em visitas guiadas, que eles próprios farão para estudantes de escolas públicas e pessoas atendidas por instituições de caráter social. O cronograma de realização das atividades será divulgado nos próximos dias pela curadoria do espaço cultural.

“Além das oficinas e visitas guiadas realizadas para a formação de público, promovemos shows gratuitos com bandas e músicos do DF no espaço externo da Galeria, atraindo fluxo de pessoas para os dois acontecimentos. Estamos democratizando o acesso à cultura e ao mesmo tempo movimentando a cadeia produtiva artística do DF, com a geração de trabalho e renda”, justificou Lucas Neder, diretor e curador da Galeria Mundo Vivo.

A artivista Nãnan Matos será a atração musical de abertura dessa temporada e trará participações especiais de convidados em sua apresentação. Nãnan é arte-educadora e há 15 anos compõe a cena cultural nacional e local com projetos artísticos de resgate, explosão, energia, batuque e multilinguagens. Participou do reality show “The Voice”, da Rede Globo, é idealizadora do Festival Online de Mulheres #BrasíliaSomosNós e fundadora do grupo Foli Ayê e do bloco “É de Nãnan”.

Artistas Selecionados

A curadoria da Galeria Mundo Vivo divulgou, em 30 de maio, os artistas selecionados para compor a temporada 2022/23. Cada exposição terá duração de dois meses. Em setembro, é a vez do escultor Delor Martins dos Santos Neto, morador da Vila operária Granja do Torto, ocupar o local. Suas obras também compõem a coleção do Museu de Artes de Brasília (MAB). Além deles, foram selecionados pelo Projeto Portas Abertas: Ana Beatriz da Silva Gomes Rabelo; Ramón Patrício dos Santos de Andrade; e Ricardo Caldeira de Souza.

A manutenção do espaço cultural Galeria Mundo Vivo é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF. O projeto de ocupação para 2022/23 foi elaborado e é gerido pela Agenda Cultura Brasília e recebe apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, através de sua Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural, e da Secretaria da Educação.

SERVIÇO:

O que: Programação da Galeria Mundo Vivo – Vernissage da gravurista Íris Ferreira e show musical de Nãnan Matos e Filipe Viegas

Quando: 29/06. Quarta-feira, a partir das 19h | Apresentação Nanãn Matos, às 20h

Onde: Galeria Mundo Vivo (CLN 413 BL D – Asa Norte – próximo ao Parque Olhos D’água)

Quanto: entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top