De 12 de outubro a 18 de dezembro, visitantes podem conferir de perto personagens do cartunista, que completa 90 anos em 2022. Entrada é gratuita
A partir desta quarta-feira (12), Dia das Crianças, o Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília (CCBB – Brasília) recebe a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”. A mostra tem entrada gratuita e é uma homenagem ao cartunista, que completa 90 anos.
Inédita no país, a exposição fica em cartaz até 18 de dezembro. Nela, fãs de Ziraldo – independentemente da idade – podem interagir com o universo dos personagens.
Segundo os organizadores, o percurso da exposição convida o visitante a participar de ações que estimulam a criatividade e o espírito lúdico. A estrutura é composta de grandes painéis, de 3 metros de altura, projetados com personagens e grafismos do artista.
Há ainda um espaço sensorial, no qual os visitantes podem coordenar, a partir de movimentos corporais, a projeção de imagens geométricas saídas das páginas originais dos livros. O público também pode “transformar” as obras de Ziraldo, com ajuda de recursos digitais, repintando composições que são projetadas nas paredes da sala.
Adriana Lins e Daniela Thomas, diretoras do Instituto Ziraldo, sobrinha e filha do artista, respectivamente, assinam a curadoria e a direção de arte da exposição.
“Tenho conseguido manter essa constância de homenagear a obra do meu pai, que tanto me formou, em exposições pelo país. Agora, para comemorar os 90 anos, queríamos um novo ponto de vista, adicionando uma relação de mergulho em uma obra em grande escala, que está ali para se engajar com ela”, conta Daniela Thomas.
“Queríamos fazer dessa exposição uma experiência transformadora, em que o visitante pode verdadeiramente entrar em uma imersão. Isso é algo que combina demais com o mundo de hoje, onde a experiência vivida vale muito”, diz Adriana Lins.
‘Mundo Zira’
- Quando: de 12 de outubro a 18 de dezembro
- Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
- Endereço: SCES, Trecho 2
- De graça
- Retirada de ingresso: aqui
Fonte: G1