DF está em segundo lugar no ranking de denúncias de violência contra idosos no país

idoso.jpg

Idosos vítimas de violência — Foto: Cristian Newman/Unsplash/Divulgação

Nos cinco primeiros meses de 2023, Disque 100 registrou 1.131 denúncias na capital. DF perde apenas para Rio de Janeiro em números de casos

Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quinta-feira (15), mas o Distrito Federal não tem pouco o que comemorar. De acordo com um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a capital está em segundo lugar no ranking de denúncias de violência contra idosos no país.

Nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque 100 do governo federal registrou 1.131 denúncias de violência contra pessoas da terceira idade, mas no mesmo período de 2022, foram 733. O DF perde apenas para o Rio de Janeiro em número de registros, e é seguido pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística (IPEDF), a população idosa do DF é de 365.514 pessoas, equivalente a 11,84% da população total.

São vários os tipos de violência a que os idosos estão expostos. As principais são:

  • violência psicológica: insultos, menosprezo, agressões verbais ou gestos que afetem a autoimagem;
  • abuso financeiro;
  • negligência.

De acordo com a juíza coordenadora da Central Judicial do Idoso, Monize Marques, a maior parte das violências é praticada no contexto doméstico, por filhos em relação aos seus pais.

“Os dados de 2022 revelam que 65% das violências são praticadas pelos filhos em relação aos seus pais. Essa é a maior dificuldade da Justiça, tendo em vista que é uma violência velada, que acontece em um contexto de proteção, de sigilo da própria família”.

A juíza afirma ainda que, muitas vezes, a pessoa idosa tem vergonha de procurar ajuda por temer comprometer sua relação com a família.

“O fato de ser uma violência doméstica faz com que todo o sistema de Justiça seja sensibilizado não somente para uma situação de repressão, mas principalmente para fortalecimento de vínculos e reestruturação da família”, explica a juíza.

Como denunciar

Além do Disque 100, as denúncias de violência contra idosos podem ser feitas na Ouvidoria do MPDFT, pelo telefone 0800 644 9500 ou pelo formulário eletrônico.

O Fórum de Brasília também conta com atendimento na Central do Idoso, das 12h às 19h.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top