Reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Adequação vale para clientes residenciais e comerciais atendidos pela Neoenergia
As tarifas de energia elétrica no Distrito Federal vão aumentar a partir deste domingo (22). O reajuste, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será de 9,32%.
A adequação vale para todos os clientes atendidos pela Neoenergia, residenciais ou comerciais. Para os clientes de baixa tensão – a maior parte dos clientes residenciais – o índice aprovado foi de 9,95%.
Para os de alta e média tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, o reajuste será de 7,78%. Vale ressaltar que a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 5,19%.
A Neoenergia justificou o aumento com os custos com a compra de energia. Além disso, a companhia informou que os tributos têm uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 40% do total.
O último reajuste de tarifa de energia foi feito em novembro de 2022. Na época, houve um aumento de 11% nas tarifas do DF.
Abastecimento de água no DF
Em meio ao aumento na conta de luz, o segundo maior reservatório de água do Distrito Federal, a bacia de Santa Maria, atingiu os 55%. Esse volume é quase o limite para o mês de outubro, que tem como referência os 51%.
Em relação ao reservatório do Descoberto, que abastece mais de 60% da população da capital, a última atualização no site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) é do dia 26 de setembro. Segundo o medidor, a bacia está com 67,3% do volume útil, sendo que a referência para a época é de 63%.
Em 2017 o Distrito Federal enfrentou uma crise hídrica, o que deixou os reservatórios em níveis críticos. Durante 513 dias, a população da capital precisou passar por um racionamento de água.
10 estratégias para economizar energia
- Adquira aparelhos elétricos eficientes
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética. Pesquise modelos e potências mais eficientes.
- Evite banhos longos
Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Priorize também pelo modo “morno” ou “verão” em dias quentes.
- Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.
- Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
- Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.
- Escolha lâmpadas LED
Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
- Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ele desligue sozinho.
- Utilize a geladeira com eficiência
Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.
- Passe as roupas de uma única vez
Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.
- Confira os fios de casa
Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.
Fonte: G1