Aumenta taxa de contágio da Covid-19 no DF; em uma semana, foram 626 novos casos

Teste-COVID-1.jpg

Teste de covid-19. — Foto: Divulgação

Taxa de transmissão passou de 1,15 para 1,36. Índice acima de 1 representa alta; veja números

A taxa de transmissão da Covid-19 passou de 1,15 para 1,36 no Distrito Federal, em uma semana. O número quer dizer que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 136, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quando a taxa está acima de 1, significa aumento do contágio do vírus. No final de agosto, os casos de Covid em Brasília voltaram a subir.

De 29 de agosto até 3 de setembro, a capital registrou 626 novos casos da doença. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) na tarde desta quarta-feira (6).

O informativo apresentou ainda dois novos óbitos, ambos ocorridos em 21 de maio de 2023. As vítimas eram duas mulheres com mais de 70 anos, que moravam em Ceilândia e tinham comorbidades.

Desde o começo da pandemia, Brasília teve 912.791 casos confirmados da doença. Houve ainda 11.888 mortes no Distrito Federal.

Nova variante no DF

Imagem microscópica de partículas de coronavírus — Foto: NIAID-RML via AP

No dia 30 de agosto, o DF registrou o primeiro caso da nova variante Éris da Covid-19, chamada de EG.5. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente é uma bebê de seis meses que foi atendida no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

Ela foi diagnostica no dia 11 de agosto com sintomas respiratórios. A paciente foi internada, tratada e recebeu alta no dia 14 de agosto.

“Embora seja altamente contagiosa, a mutação não demonstrou sinais de grande risco para a maior parte da população”, diz a Secretaria de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações sanitárias em relação às medidas de prevenção à Covid seguem as mesmas e não foram alteradas a partir da confirmação da nova variante.

Vacinação

UBS II do Cruzeiro, em imagem de arquivo — Foto: Breno Esaki/SES-DF

O Distrito Federal não terá vacinação nesta quinta-feira (7), por causa do feriado de Dia da Independência do Brasil. A informação é da Secretaria de Saúde (SES-DF).

De acordo com a pasta, as salas de imunização voltam a funcionar normalmente na sexta (8) e no sábado (9), na capital. Os locais e horários, no entanto, ainda não foram divulgados.

No DF, estão disponíveis todas as doses de vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 6 meses de idade. A vacina bivalente da Pfizer está liberada para quem tem a partir de 18 anos.

O imunizante contra a gripe também está disponível para toda população acima de 6 meses de idade. A vacina será oferecida enquanto durar o estoque da Secretaria de Saúde.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top