Após quatro meses de estiagem no DF, Planaltina tem registro de chuva

chuva.jpg

Foto: Divulgação

Moradores de Planaltina registraram chuva, confirmada por estação do Inmet na região. Fim de semana terá precipitações em áreas isoladas

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se concretizou na quinta-feira (15/9). Após 121 dias e níveis alarmantes de baixa umidade relativa do ar, que chegou à mínima de 11%, algumas gotas voltaram a cair no Distrito Federal.

Na região de Planaltina, os moradores observaram chuviscos no início da noite dessa quinta-feira (15/9). O Inmet confirmou o registro por meio da estação meteorológica de Águas Emendadas, na mesma região administrativa, mas sem “volume significativo”, o qual chegou a 1 milímetro. Em setembro, a média para o mês é de 38,1mm em todo o DF.

Brasília bateu recorde de maior período de estiagem dos últimos 52 anos, com 131 dias sem chuvas, nessa quinta-feira (15/9). Considerando-se, porém, todo o DF, o intervalo é de 121, segundo o Inmet. No fim de semana, há previsão de novos registros, ainda em áreas isoladas. Volumes maiores e em mais regiões da capital federal devem ocorrer a partir da última semana de setembro.

Para esta sexta-feira (16/9), a temperatura deve variar entre 17°C e 32°C, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 80%. À noite, há possibilidade de chuvas em áreas isoladas e de céu com mais nuvens.

A expectativa dos brasilienses é de que a precipitação ajude a aliviar os recordes de temperatura no ano. Na quarta-feira (14/9), por exemplo, os termômetros marcaram 35,2ºC, o maior registro de 2022 até o momento. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

A falta de chuva impulsionou, ainda, a queda no volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento hídrico do DF —, que atingiu 51,8% na quinta-feira (15/9), segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Apesar do percentual em queda, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, disse que o DF não terá falta de água, como ocorreu há cinco anos.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top