Com público estimado em 100 mil pessoas, evento contará com pontos móveis de hidratação disponíveis ao público
Um importante momento na história de Brasília está se aproximando. Após dois anos sem a presença de fiéis, a Via-Sacra com a encenação da Paixão de Cristo volta a ser apresentada no Morro da Capelinha, em Planaltina. Na sexta-feira (15), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) responderá por parte da estrutura montada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir a segurança e o conforto das 100 mil pessoas esperadas na cerimônia, que é realizada há 49 anos.
A Caesb disponibilizará 25 mil litros de água para todos que participarão do evento – atores, público em geral e equipes em serviço. Colaboradores da companhia distribuirão a água instalada em seis unidades móveis. Além de dois caminhões com 5 mil litros de água cada, haverá quatro caixas-d’água de 500 litros disponíveis.
Também haverá duas unidades fixas para os atores e duas destinadas ao pessoal de atendimento da área da saúde. Para o reabastecimento das caixas instaladas, será designado um caminhão-pipa de 10 mil litros de água. Serão distribuídos, ainda, 7,2 mil copos de 200 ml para as equipes que trabalharão no evento.
A cerimônia está prevista para começar às 15h e terminar às 21h. Em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade, recomenda-se utilizar roupas leves e claras, levar alimentos de consumo fácil, usar protetor solar e, principalmente, cuidar da hidratação. Equipes da Caesb sugerem que cada um leve sua própria garrafa de água reciclável para reduzir o lixo produzido e manter o espaço livre de copos e garrafas plásticas descartáveis.
Funcionamento
Durante o ponto facultativo da quinta-feira (14) e o feriado de Sexta-Feira Santa (15), os escritórios de atendimento e os postos Na Hora da Caesb não funcionarão. Equipes de plantão estarão disponíveis para atendimento emergencial.
Caso o cliente necessite de algum serviço, poderá utilizar o site da Caesb, os aplicativos disponíveis para sistemas IOS e Android, Agência Virtual e pela Central de Atendimento, telefone 115.
Por meio do aplicativo e do site, é possível consultar segunda via de conta, histórico de consumo, simulação de tarifa e situação de débitos. Também são oferecidos serviços como revisão de contas, alteração de titularidade e de vencimento e autoleitura de hidrômetro.
O app permite também informar vazamento de hidrômetro, solicitar desobstrução de esgoto e acompanhar os atendimentos. Avisos de falta d’água, dados da qualidade da água no Lago Paranoá e a possibilidade de informar vazamento de água ou esgoto na rua são outras opções disponíveis.