Inscrições começaram nesta quarta-feira (15) e vão até 10 de julho. Cursos estão espalhados por nove regiões do DF; confira detalhes das vagas
O governo do Distrito Federal abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para 12 mil vagas do programa Qualifica DF, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos. Os interessados podem se inscrever até 10 de julho, pelo site.
A iniciativa é da Secretaria de Trabalho do DF. Todos os cursos (veja lista completa ao fim da reportagem) têm duração de 240 horas, distribuídas em 20 horas semanais. As aulas começam em 18 de julho e serão realizadas em nove regiões da capital. Veja:
- Ceilândia: Faculdade Projeção – QNM. 30 módulo H, I, J
- Gama: Colégio JK – AE lado leste – lotes 14, 16 E 17, St. Central
- Guará: Faculdade Icesp – QE 11
- Núcleo Bandeirante: Avenida Central, comércio, lote 615, 1ª andar, sala 101
- Paranoá: quadra 25, conjunto A, lote 18/19
- Planaltina: quadra 4, conjunto J, lote 60/59 – 1º piso, Setor Residencial Leste
- Sobradinho: Faculdade Projeção – quadra 4, área reservada 1
- São Sebastião: quadra 103, conjunto 16, lote 14/15 – Bairro Residencial Oeste
- Plano Piloto: SCS, quadra 4, bloco A, lote 106/136 – Asa Sul
Entre as opções de aulas disponíveis estão:
- Jardinagem e paisagismo;
- Webdesigner;
- Cabeleireiro;
- Fruticultura e agricultura básica;
- Cuidador de idosos;
- Eletricista de sistemas fotovoltaicos;
- Churrasco/açougueiro/preparador de carnes;
- Panificação;
- Confeitaria;
- Salgadeiro;
- Pizzaiolo
Requisitos
Para participar do projeto, os interessados precisam:
- Ter idade mínima de 16 anos e possuir escolaridade compatível com o curso desejado;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país.
- Comprovar residência no Distrito Federal.
Inscrições
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição e escolher curso, região e turno que deseja. Ao fim do preenchimento, o candidato estará automaticamente pré-matriculado.
As vagas serão destinadas para quem realizar o cadastramento e cumprir os requisitos de participação, obedecendo a ordem cronológica de inscrição.
Para auxiliar os interessados na inscrição, a Setrab-DF oferece atendimento em todas as Agências do Trabalhador e na unidade de atendimento na Rodoviária do Plano Piloto, além dos nove polos onde as aulas serão realizadas. O serviço é disponibilizado de 8h às 17h.
Após a efetivação da pré-matrícula eletrônica os candidatos devem aguardar a convocação para início das atividades do curso de qualificação, por meio de contato telefônico ou e-mail. A previsão é que o resultado final seja divulgado no site, a partir de 11 de julho.
Confirmação das matrículas
Os candidatos convocados devem comparecer aos locais de realização dos cursos entre os dias 12 e 16 de julho, das 8h às 21h, e apresentar os seguintes documentos originais, caso não tenham incluído no momento da inscrição:
- RG ou documento equivalente com foto, e CPF;
- Comprovante de escolaridade mínima para o curso escolhido;
- Comprovante de residência no Distrito Federal ou declaração de próprio punho.
O aluno matriculado que não comparecer até o terceiro dia de aula perde o direito à vaga. A punição é a mesma para aqueles que apresentarem comportamento incompatível com as regras de conduta, a serem informadas no início das atividades.
Benefícios aos alunos
Além do recebimento de um kit de estudos (composto por caderno, canetas, lápis, borrachas e pasta plástica com elástico), uniforme e certificado, o aluno também tem direito a lanche diário, seguro acidente e auxílio-transporte.
Para estar apto ao recebimento do certificado de conclusão do curso, o aluno deve obter aproveitamento mínimo correspondente a 70% do conteúdo programático e frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.
Para mais informações ou esclarecimentos, acesse o site ou contate a Subsecretaria de Qualificação Profissional pelo Whatsapp (61) 99198-8727.
Fonte: G1