Maior evento de esporte universitário da América Latina receberá mais de 6 mil atletas na disputa em 31 modalidades
Brasília sediará a maior etapa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024, que ocorrerá de 9 a 19 de outubro. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF), a competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reunirá mais de 6 mil atletas de todo o país, disputando 31 modalidades e consolidando-se como o maior evento de esporte universitário da América Latina.
As competições incluem modalidades como atletismo, badminton, basquete, futebol eletrônico, futsal, judô, natação e vôlei, entre outras. Os locais que receberão os jogos incluem a piscina reformada do Complexo Esportivo Mané Garrincha e a nova pista de atletismo da Universidade de Brasília (UnB). O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) abrigará a maior parte da estrutura do evento.
O programa esportivo desta edição inclui quatro modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, natação e tênis de mesa. A inclusão do paradesporto visa ampliar as oportunidades para atletas de alto nível, oferecendo uma vitrine para que sejam observados e selecionados para competições internacionais, como os Jogos Mundiais Universitários de Verão, que acontecerão em 2025.
“O Jubs traz para nossa cidade uma oportunidade para que esses jovens conheçam a capital do país. Durante os jogos, disponibilizamos um city tour com o intuito de apresentar a cidade, além de apresentações culturais com artistas locais. O programa de qualificação fortalece a experiência dos atletas. É importante que os hotéis recebam esses atletas da melhor maneira, para despertar em cada um o sentimento de acolhimento e receptividade. Queremos que esses jovens retornem com suas famílias em um outro momento para desfrutar ainda mais da nossa capital”, afirma o secretário de Turismo do DF
Luciano Cabral, presidente da CBDU, afirmou que o evento promete ser o maior de todos os tempos e se reafirma como o maior do desporto educacional no Brasil. “Esta edição, já histórica por sua magnitude, terá um impacto significativo na economia local, envolvendo 20 hotéis e promovendo o comércio e o turismo. O evento também contará com a presença de participantes da China, elevando a visibilidade de Brasília no cenário internacional”, disse Cabral.