Segundo Inmet, calor continua, mas qualidade do ar melhora
A primavera chega nesta quinta-feira (22), às 22h04. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os primeiros dias da estação serão de muita chuva e temperaturas altas no Distrito Federal.
De acordo com o meteorologista do Inmet, Cleber Souza, pancadas de chuva vão atingir todas as regiões de Brasília nos primeiros dias da primavera. Uma melhora na qualidade do ar – que esteve seco e poluído nos últimos dias – também poderá ser sentida pelos moradores da capital federal.
“Temos previsão de muita chuva para esse início da estação. A umidade, que estava com máxima de 50% nas últimas semanas, agora fica em 90% nos próximos dias”, diz o meteorologista.
No entanto, mesmo com a chuva, a temperatura deve ficar entre 18°C e 28°C, a partir desta quinta-feira.
“É comum que essa época do ano, mesmo iniciando esse período mais chuvoso, tenha muito calor. Normalmente, na primavera temos até recordes de altas temperaturas”, diz Cleber Souza.
Seca prolongada
O Distrito Federal registrou o maior período de estiagem dos últimos 12 anos, na última semana. De acordo com o Inmet, Brasília ficou 133 dias sem chuva, até a última quinta-feira (15), quando as primeiras pancadas atingiram a capital.
Brasília também bateu o recorde de calor em 2022, no dia 14 de setembro. De acordo com o Inmet, a temperatura chegou a 35,2ºC, às 14h, e a umidade relativa do ar ficou em 11%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é 60% de umidade.
Fonte: G1