Estudantes visitam usina fotovoltaica no Parque Ecológico de Águas Claras

WhatsApp-Image-2024-06-13-at-10.56.36-1536x1152-1.jpeg

Os estudantes puderam conhecer o equipamento interativo do sistema integrado de usinas, localizado no Centro de Referência em Educação Ambiental de Águas Claras - Foto: Divulgação/Sema-DF

A atividade promoveu a compreensão sobre energia solar e sustentabilidade no Distrito Federal

Na manhã desta quinta-feira (13), estudantes de gestão ambiental da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) participaram de um trabalho de campo na usina fotovoltaica de solo instalada no Parque Ecológico de Águas Claras. O objetivo da atividade é proporcionar aos alunos uma visão prática sobre os benefícios, tecnologia e acesso à energia solar, além de eficiência energética e sustentabilidade. Os estudantes também puderam conhecer o equipamento interativo do sistema integrado de usinas, localizado no Centro de Referência em Educação Ambiental de Águas Claras.

A atividade, que contou com a presença de quase 50 participantes, abordou diversas temáticas, incluindo projetos práticos, políticas e regulamentações, questões ambientais e a logística do funcionamento da usina e do arranjo implementado no Distrito Federal. Este arranjo envolve a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF), a Secretaria de Educação, Brasília Ambiental, Fundação Jardim Botânico de Brasília e Fundação Jardim Zoológico.

O secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições envolvidas na atividade. “O fortalecimento da parceria entre a Sema-DF e a UnDF é fundamental para promovermos a educação ambiental e incentivarmos a adoção de práticas sustentáveis. Atividades como essa são essenciais para que os futuros gestores ambientais compreendam na prática a importância da energia solar e da preservação do meio ambiente,” destacou Gutemberg Gomes.

A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, comemorou a formalização da cooperação técnica entre as instituições. “Essa cooperação nasce do desejo de ver fortalecida a rede de parcerias institucionais de promoção das ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura de fomento à política ambiental local e regional, à luz dos princípios de sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria contínua e integração de saberes”, comentou.

Esta visita técnica faz parte do acordo de cooperação técnica assinado durante a Semana do Meio Ambiente 2024 entre a Sema-DF e a UnDF. Além dos estudantes e responsáveis, o evento contou com a presença de autoridades do governo, incluindo o subsecretário de Assuntos Estratégicos, Genilson Alves Duarte. A atividade teve apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, da equipe do Parque de Águas Claras e da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental.

Durante a visita, os estudantes aprenderam conhecimentos práticos e teóricos que reforçam a importância da educação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis. O entusiasmo e o engajamento dos participantes destacaram a relevância de iniciativas como essa para a formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top