Home CIDADES Vacinação de pessoas de 64 e 65 anos contra Covid no DF...

Vacinação de pessoas de 64 e 65 anos contra Covid no DF começa no sábado

182
0
Compartilhar
Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Pasta planeja abrir 13 postos, sendo nove em drive-thru. Governo espera receber 72,8 mil doses na sexta-feira (16); com novo estoque, profissionais de saúde poderão agendar atendimento na segunda (19) e de segurança terão mais vagas abertas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) pretende iniciar a vacinação contra Covid-19 de pessoas com idade a partir de 64 e 65 anos neste sábado (17). O atendimento depende do recebimento de mais 72,8 mil doses, que tem envio previsto pelo Ministério da Saúde para esta sexta-feira (16).

O anúncio foi feito pelo secretário de saúde, Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15). Segundo ele, profissionais de saúde poderão agendar atendimento na segunda-feira (19), serão 4,4 mil vagas a partir de terça-feira (20). Entre profissionais de segurança serão mais 2,2 mil contemplados.

A secretaria afirma que pretende abrir 13 pontos de vacinação no sábado. Entre eles, nove terão drive-thru. Também haverá atendimento no domingo (18), com postos ainda a ser definidos.

Distribuição das doses

O governador Ibaneis Rocha já havia antecipado a ampliação da faixa etária nesta quarta (14), com o detalhamento da distribuição das doses para cada grupo contemplado. Os números foram atualizados nesta quinta pela SES-DF. Confira:

  • 43.140 para primeira dose dos idosos com idade a partir de 65 e 64 anos;
  • 2.237 para primeira dose dos profissionais de segurança pública;
  • 4.414 para primeira dose dos profissionais de saúde;
  • 23.517 para segunda dose.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a capital tem 20.803 pessoas com 64 anos e 19.711 com 65 anos. A soma desses dois públicos é de 40.514 pessoas. Ou seja, se a previsão se confirmar, o lote será suficiente para aplicar a primeira dose em todos os moradores do DF na faixa etária.

Ainda de acordo com Ibaneis, a capital vai receber doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac, e da Covishield, idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. A previsão é que a maioria das vacinas seja dessa última empresa.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezesseis − dez =