Home Destaque Sistema de purificação de ar a bordo promete livrar iates da Covid-19

Sistema de purificação de ar a bordo promete livrar iates da Covid-19

137
0
Compartilhar
Foto: Estaleiro Palumbo SY Refit / Divulgação

Não é novidade que a pandemia de Covid-19 não deixou ninguém a salvo de suas mudanças. Com a temporada de iates no Mediterrâneo se aproximando (e, principalmente, sem nenhuma certeza quanto ao futuro durante a quarentena), um estaleiro em específico teve uma ideia ilustre: a de um superiate lívre de vírus.

O estaleiro Palumbo SY Refit foi o dono dessa inovação. Além da ameaça de Covid-19, os poluentes atmosféricos podem frequentemente encontrar seu caminho a bordo, e foi essa a problemática que a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Palumbo abordou.

Trata-se de um sistema de purificação de ar a bordo, de duas partes, e que pode ser instalado em embarcações já em cruzeiro. Ela garante que o superiate permaneça em um ambiente saudável e seguro através de uma tecnologia que usa plasma não térmico (NTP).

O NTP é uma tecnologia de ponta que evita que os poluentes circulem a bordo por meio do processo de oxidação, eliminando colônias de bactérias já estabelecidas e tornando-as biologicamente inertes. Esse processo é considerado o mais seguro para oxidar e decompor poluentes.

O dispositivo é eficaz na eliminação de bactérias, fungos, vírus, endotoxinas bacterianas, compostos orgânicos voláteis e odores. Além desses, poluentes atmosféricos também representam um perigo legítimo para a saúde. Essa tecnologia, adaptável aos requisitos de sanitização individuais da embarcação, pode ser implementada por meio de dutos já existentes e começar a higienizar o ar a bordo poucas horas após a instalação.

Ainda que o sistema NTP seja capaz de evitar que poluentes aerotransportados entrem no seu superiate, tais partículas podem ser carregadas a bordo e espalhadas por hóspedes ou funcionários, por exemplo. Portanto, um segundo dispositivo pode ser instalado em complemento ao sistema NTP, para realizar a desinfecção local.

Este dispositivo emprega um sistema de vaporização que utiliza líquido desinfetante em combinação com água, para desinfetar os dutos de ar. O sistema de desinfecção pode ser usado com um cronômetro para garantir a esterilização sistemática e ar limpo para respirar.

Fonte: nautica.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 1 =