Home CIDADES Anta é resgatada no Parque Nacional de Brasília após ser atropelada

Anta é resgatada no Parque Nacional de Brasília após ser atropelada

151
0
Compartilhar
Anta atropelada no Parque Nacional de Brasília é capturada — Foto: PMDF /reprodução

Animal estava próximo a região do Córrego do Bananal quando foi atropelado neste sábado (24). Ele foi encaminhado para o Zoológico de Brasília e ‘está em observação’

Uma anta atropelada foi resgatada no Parque Nacional de Brasília neste sábado (24). Segundo policiais Batalhão Ambiental (BPMA), o animal estava próximo a região do Córrego do Bananal. A anta foi encaminhada para o Zoológico de Brasília, onde recebeu tratamento veterinário e está em observação.

Maior mamífero herbívoro

A anta é maior mamífero herbívoro do Brasil. Na próxima terça-feira (27), é comemorado o Dia Internacional da Anta devido a sua importância para o equilíbrio do ecossistema. O animal se alimenta basicamente de frutas e espalha sementes no solo por meio das fezes enquanto circula pela mata. Isso garante o nascimento e a preservação de espécies de plantas e árvores.

As antas estão distribuídas pela América do Sul, América Central e também Ásia. No Brasil, a anta não é considerada um animal ameaçado, mas está em situação vulnerável com a redução da população ao longo dos anos.

Segundo levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de 2018, “a redução de população da Mata Atlântica pode atingir pelo menos 50% nas três próximas gerações ou 33 anos”.

De acordo com a publicação Livro Vermelho da Fauna Brasileira do ICMBio, “no Cerrado, 80% das populações de anta têm baixa probabilidade de sobrevivência a longo prazo”. E também “deve ocorrer uma perda de habitat de 15,5% no Pantanal”.

“Mesmo na Amazônia já se têm verificado extinções locais da espécie”, diz o estudo levando em consideração “reduções adicionais em área de ocupação, extensão de ocorrência e qualidade do habitat, bem como aumentos em níveis de exploração atuais”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × dois =