Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4)

vacina-gripe1.jpg

A vacina protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B — Foto: Reprodução

Primeira etapa vai imunizar idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Meta é atingir 90% do público-alvo até 3 de junho; em 2021 cobertura ficou em 67,4%

http://www.instagram.com/gov_df

O Distrito Federal começa, nesta segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nessa primeira fase, podem ser imunizados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde.

A campanha terá duas etapas (veja calendário abaixo). Ao todo, 1.086.547 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Brasília.

A meta do governo do Distrito Federal (GDF), é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Em 2021, a cobertura vacinal em Brasília ficou em 67,4% (saiba mais abaixo).

O DF recebeu 95 mil doses contra a Influenza e mais imunizantes vão ser entregues ao longo da campanha, segundo o Ministério da Saúde.

Vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde orienta ainda que a população deve ficar atenta com a vacinação contra a Covid-19 para crianças, já que vai coincidir com a imunização contra a gripe.

“O ideal é de que a aplicação de doses contra o novo coronavírus seja priorizada”, diz a secretaria de Saúde.

Crianças que forem vacinadas contra a Covid-19 devem esperar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses. No caso dos adultos, não há necessidade de aguardar o prazo.

Calendário de vacinação contra gripe no Distrito Federal

  • Primeira etapa: de 4 de abril a 3 de junho
    Idosos com 60 anos ou mais
    Trabalhadores da Saúde
  • Segunda etapa: de 3 de maio a 3 de junho
    Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias
    Gestantes
    Puérperas
    Povos indígenas
    Professores do ensino básico e superior
    Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais
    Pessoas com deficiência permanente
    Caminhoneiros
    Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
    Trabalhadores portuários
    Forças de Segurança e Salvamento
    Forças Armadas
    Funcionários do sistema de privação de liberdade
    População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Importância da vacinação

No ano passado, o DF não atingiu a meta de cobertura vacinal da campanha contra a Gripe. Foram administradas 1.048.225 doses contra a influenza nas redes pública e privada, o que representa 67,4% do público alvo, o menor dos últimos 10 anos.

Durante entrevista coletiva, na quinta-feira (31), o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforçou a importância da participação da população na campanha de vacinação contra a Influenza.

“Entendemos a situação da Covid, que estava mais presente ano passado. Agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da Influenza, que é tão importante quanto”, disse o secretário.

O informe técnico da campanha diz que a vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da Influenza.

Frascos da vacina contra Influenza, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução TV

Confira os sintomas da gripe:

  • Febre alta (sintoma mais importante e dura cerca de três dias)
  • Dor muscular, na garganta e cabeça
  • Coriza
  • Tosse

O período de incubação do vírus é, geralmente, de dois dias, variando entre um e quatro dias. Sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias, após o desaparecimento da febre.

Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto ou indireto com as secreções respiratórias, pelo toque em superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, na mão, nos olhos, nariz ou boca.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top