Tempestade de meteoros pode ser observada em Brasília na madrugada desta terça-feira (31)

Meteoro.jpg

Chuva de meteoros Eta Aquáridas, que ocorre anualmente em maio. Este ano, ela estava visível até a madrugada desta sexta-feira (27). — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller & Jung

Expectativa é que fenômeno ‘Tau-Herculídeas’ seja um dos maiores já vistos, com até 150 meteoros por hora. Observação deve ocorrer entre meia-noite e 2h; saiba como assistir

http://www.instagram.com/gov_df

Maio se despede com a expectativa de um grande espetáculo de luzes no céu. Na madrugada desta terça-feira (31), acontece uma chuva de meteoros, que pode ser observada de Brasília.

O fenômeno “Tau-Herculídeas” pode ser acompanhado entre meia noite e 2h. Especialistas esperam que essa seja uma das maiores chuvas de meteoros já vistas: a probabilidade é de que 150 meteoros possam ser observados por hora no Brasil.

Integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Domingues explica que o “Tau-Herculídeas” será melhor observada no Hemisfério Norte, com a previsão de 700 meteoros por hora. Por aqui, é possível acompanhar apenas 20% do fenômeno.

O especialista conta que a chuva de meteoros são fragmentos do cometa 73P. Em 1995, o brilho do 73P teve um aumento súbito e se tornou cerca de 600 vezes mais brilhante que sua magnitude média. Um mês depois, astrônomos disseram que o núcelo do cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos 4 grandes fragmentos.

As rupturas de 1995 geraram fragmentos de diversos tamanhos e uma imensa quantidade de poeira foi lançada ao espaço. Alguns cálculos mostram que madrugada de terça-feira (31), a Terra vai cruzar verticalmente uma densa região de detritos. Se muitos deles tiverem conseguido velocidade o bastante, a noite terá milhares de meteoros a cada hora.

“Muita coisa pode acontecer nesta madrugada. Pode ser a maior chuva de meteoros, mas também podemos estar criando muitas expectativas em cima de algo que pode não ser tão grandioso. Mas não podemos nos frustrar. É entender que tudo se trata de expectativas”, diz Marcelo Domingues.

Onde assistir a chuva de meteoros?

De acordo com Marcelo Domingues, o ideal é assistir a chuva de meteoros a olho nu. O local mais indicado é longe das luzes da cidade, “de preferência deitado em uma cadeira de praia, bem inclinado para conseguir ver todo o céu”, diz ele.

“No escuro é melhor e não precisa olhar para um ponto específico do céu, apesar da chuva estar mais ao norte, em todo céu será possível ver”, diz o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top