Home CIDADES Santa Maria: Corpo de vítima da Covid-19 é embalado em saco plástico...

Santa Maria: Corpo de vítima da Covid-19 é embalado em saco plástico e deixado ao lado de pacientes em UTI

170
0
Compartilhar
Corpo de vítima da Covid-19 é embalado em saco plástico e deixado ao lado de pacientes em UTI no DF — Foto: Reprodução

Imagem foi feita no Hospital de Santa Maria; protocolo determina isolamento de pessoas mortas pela doença. Iges-DF nega falta de invólucros na rede pública; empresa responsável pelo serviço fala em ‘evento pontual’

A imagem de um corpo embrulhado em um saco preto e preso por fita crepe, no Hospital de Regional de Santa Maria, no Distrito Federal, chamou a atenção nesta terça-feira (6). A imagem feita por uma funcionária do hospital mostra o corpo em um leito, na unidade de terapia intensiva (UTI), ao lado de outros pacientes internados com a doença).

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, o protocolo correto para embalar pacientes mortos por Covid-19 determina o uso de um invólucro específico para óbito, borrifado com hipoclorito de sódio. O mau acondicionamento do cadáver pode contaminar profissionais que vão manipular o corpo.

O Hospital de Santa Maria é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF). O órgão informou que as imagens são do primeiro andar da unidade, na ala reservada para casos de Covid-19, que está sob cuidado de uma empresa terceirizada, a Associação Saúde em Movimento (ASM) – contratada pela Secretaria de Saúde.

Em nota, a empresa afirmou que fato foi um “evento pontual, de falha de comunicação da equipe operacional”. As imagens do corpo embalado em saco plástico são da na noite de segunda-feira (5).

“Esclarecemos que todos os materiais e insumos necessários para prestação de assistência aos pacientes são disponibilizados em todas as unidades vinculadas à instituição, bem como para este procedimento. Deixamos claro que, estão sendo tomadas as medidas cabíveis quanto ao episódio”, diz trecho da nota.

Apesar do episódio, o Iges-DF informou que conta com 254 invólucros para cadáver tamanho infantil295 adulto e 523 juvenil em estoque no HRSM para atender a demanda administrada pelo hospital. “Além disso, todas as medidas para armazenamento de cadáveres são feitas de acordo com os protocolos”.

De acordo com a empresa, “até o presente momento, jamais houve eventos adversos desta natureza ou que tenham inter-relação com o manejo do corpo pós-morte”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − quatro =