Home CIDADES Saiba como agendar a 2ª dose da vacina contra Covid

Saiba como agendar a 2ª dose da vacina contra Covid

89
0
Compartilhar
Idosos recebem vacina contra Covid-19 em posto drive-thru no Parque da Cidade, em Brasília — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Marcação de horário é exclusiva para drive-thru. Unidades de saúde seguem funcionando por ordem de chegada, de acordo com data marcada no momento da 1ª dose

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (18), uma plataforma de agendamento para vacinação contra a Covid-19. Inicialmente, o serviço será obrigatório apenas para quem deseja receber a segunda dose da CoronaVac em postos drive-thru.

A data de atendimento deve ser a mesma que está no cartão de vacinação, indicada no dia em que a pessoa recebeu a primeira dose. “A marcação de horário, neste primeiro momento, está prevista para o período de 22 a 26 de fevereiro“, explica a secretaria.

As unidades de saúde seguem atendendo os pacientes por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento (saiba mais abaixo).

Perguntas e respostas sobre o agendamento da vacinação

  • Quem pode agendar atendimento?

O agendamento é obrigatório apenas para quem vai receber a segunda dose e deseja que o atendimento ocorra em um posto drive-thru. Pessoas que receberam a primeira dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital também pode agendar a segunda dose em um posto drive-thru.

  • Posso agendar para qualquer dia?

Não. A segunda dose da vacina deve ser aplicada na dia indicado no cartão de vacinação. O data foi anotada no documento de todos que receberam a primeira dose. Portanto, o agendamento deve respeitar a data prevista.

Segundo a Secretaria de Saúde, o período de agendamento será liberado aos poucos.

“Por enquanto, a marcação está aberta para quem tem segunda dose prevista entre os dias 22 a 26 de fevereiro”, diz a Saúde.

  • O que acontece se não tiver vaga no drive-thru?

Conforme o GDF, há 18.900 vagas para agendamento. “Se a pessoa não conseguir vaga em um drive-thru no dia em que precisa tomar a segunda dose, deve se dirigir a uma das unidades de saúde que participam da campanha”, explica a Secretaria de Saúde.

Idoso recebe vacina contra Covid-19 em posto drive-thru no DF — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
  • O agendamento vale para qualquer tipo de vacina?

Por enquanto, não. Como a marcação de horário é apenas para a segunda dose da vacina contra Covid-19, o prazo para agendamento é apenas para pessoas que receberam a CoronaVac – que deve ser reforçada de 14 a 28 dias após o primeiro atendimento.

Quem recebeu a vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca – deve tomar a segunda dose após 90 dias. Sendo assim, o agendamento para ela ainda não está disponível.

A informação sobre a vacina tomada deve estar no cartão de vacinação da primeira dose.

  • Posso ir ao drive-thru sem agendamento?

Não. Os postos drive-thru estão funcionando apenas para atendimentos agendados.

  • O que levar no dia do atendimento?

As pessoas devem levar cartão de vacina com o comprovante da realização da primeira dose. É preciso ter ainda a ficha de aplicação de doses, a ser impressa no momento do agendamento pela internet (entenda abaixo).

  • Como fazer e consultar o agendamento?

O agendamento é feito no site vacina.saude.df.gov.br. A Secretaria de Saúde divulgou um passo a passo para a marcação. Veja abaixo:

Primeiro passo para agendar vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: SES-DF/Divulgação
Segundo passo para agendar vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: SES-DF/Divulgação
Terceiro passo para agendar vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: SES-DF/Divulgação
Quarto passo para agendar vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: SES-DF/Divulgação

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + 14 =