
Marcação de horário é exclusiva para drive-thru. Unidades de saúde seguem funcionando por ordem de chegada, de acordo com data marcada no momento da 1ª dose
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (18), uma plataforma de agendamento para vacinação contra a Covid-19. Inicialmente, o serviço será obrigatório apenas para quem deseja receber a segunda dose da CoronaVac em postos drive-thru.
A data de atendimento deve ser a mesma que está no cartão de vacinação, indicada no dia em que a pessoa recebeu a primeira dose. “A marcação de horário, neste primeiro momento, está prevista para o período de 22 a 26 de fevereiro“, explica a secretaria.
As unidades de saúde seguem atendendo os pacientes por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento (saiba mais abaixo).
Perguntas e respostas sobre o agendamento da vacinação
- Quem pode agendar atendimento?
O agendamento é obrigatório apenas para quem vai receber a segunda dose e deseja que o atendimento ocorra em um posto drive-thru. Pessoas que receberam a primeira dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital também pode agendar a segunda dose em um posto drive-thru.
- Posso agendar para qualquer dia?
Não. A segunda dose da vacina deve ser aplicada na dia indicado no cartão de vacinação. O data foi anotada no documento de todos que receberam a primeira dose. Portanto, o agendamento deve respeitar a data prevista.
Segundo a Secretaria de Saúde, o período de agendamento será liberado aos poucos.
“Por enquanto, a marcação está aberta para quem tem segunda dose prevista entre os dias 22 a 26 de fevereiro”, diz a Saúde.
- O que acontece se não tiver vaga no drive-thru?
Conforme o GDF, há 18.900 vagas para agendamento. “Se a pessoa não conseguir vaga em um drive-thru no dia em que precisa tomar a segunda dose, deve se dirigir a uma das unidades de saúde que participam da campanha”, explica a Secretaria de Saúde.

- O agendamento vale para qualquer tipo de vacina?
Por enquanto, não. Como a marcação de horário é apenas para a segunda dose da vacina contra Covid-19, o prazo para agendamento é apenas para pessoas que receberam a CoronaVac – que deve ser reforçada de 14 a 28 dias após o primeiro atendimento.
Quem recebeu a vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca – deve tomar a segunda dose após 90 dias. Sendo assim, o agendamento para ela ainda não está disponível.
A informação sobre a vacina tomada deve estar no cartão de vacinação da primeira dose.
- Posso ir ao drive-thru sem agendamento?
Não. Os postos drive-thru estão funcionando apenas para atendimentos agendados.
- O que levar no dia do atendimento?
As pessoas devem levar cartão de vacina com o comprovante da realização da primeira dose. É preciso ter ainda a ficha de aplicação de doses, a ser impressa no momento do agendamento pela internet (entenda abaixo).
- Como fazer e consultar o agendamento?
O agendamento é feito no site vacina.saude.df.gov.br. A Secretaria de Saúde divulgou um passo a passo para a marcação. Veja abaixo:




Fonte: G1