Rachadura faz moradores saírem de prédio e causa susto em Águas Claras

Aguas-Claras.jpg

Rachaduras em prédio de Águas Claras, no DF — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Construtora enviou alerta para condôminos na noite de quarta-feira (25) e orientou ‘evacuação imediata’ de bloco. Defesa Civil foi ao local e descartou risco de desabamento; moradores puderam retornar ao imóvel

http://www.instagram.com/gov_df

Moradores do bloco D do edifício DF Century Plaza, em Águas Claras, no Distrito Federal, tiveram que deixar temporariamente os apartamentos na noite de quarta-feira (25), depois que rachaduras foram encontradas na garagem do prédio. Em comunicado enviado aos condôminos, a construtora responsável pelo imóvel orientou a “evacuação imediata” do local.

A situação assustou moradores. No comunicado, a empresa afirmou que “uma equipe de assistência técnica foi acionada para fazer uma análise da estrutura do prédio, e concluíram que o problema demanda intervenção imediata.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local, e descartaram a possibilidade de desabamento. Por isso, os condôminos puderam voltar aos apartamentos.

A construtora Erbe também disponibilizou diárias em cinco hotéis no Plano Piloto, para as famílias que quiserem deixar o local. Durante a madrugada, no entanto, a maioria dos moradores permaneceu no prédio.

Susto

Moradores ouvidos pela reportagem disseram que notaram as rachaduras há alguns dias, e que avisaram a empresa responsável. A construtora fez reparos no local, colocou estruturas de ferro para escoramento e enviou uma equipe técnica, que recomendou a intervenção imediata.

Segundo o síndico do prédio, o problema atinge apenas um dos blocos do complexo. “Pelo que a construtora falou, é um problema que atinge tão somente a torre D, ou seja, não existe problema nenhum em relação às demais torres do empreendimento”, afirmou Pedro Henrique Medeiros.

Análise das autoridades

Segundo o Corpo de Bombeiros, “foram localizados danos pequenos em dois pilares na região da garagem e foi descartado o risco iminente de desabamento”. A corporação afirma que não há “situação de emergência declarada”.

Os militares dizem que, de forma preventiva, duas viaturas permaneceram no local durante a madrugada. Já o laudo da Defesa Civil recomendou a apresentação de um projeto de escoramento, em até dois dias, e o monitoramento para controle de possíveis movimentações ou alterações na estrutura do prédio.

Dentro do complexo, também há fica um shopping, o DF Plaza. Em nota, o centro comercial informou que, “segundo boletim emitido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, não há risco estrutural para o empreendimento. O DF Plaza Shopping segue as orientações dos órgãos competentes e permanece operando normalmente”.

O que diz a construtora?

Confira íntegra da nota da empresa sobre a situação:

“A Erbe Incorporadora esclarece que identificou uma fissura em um pilar localizado especificamente na Torre D, do condomínio DF Century Plaza, em Águas Claras (DF). A companhia acionou um time de engenheiros e comunicou a Defesa Civil para as medidas preventivas de segurança.

Após isso, a desocupação das unidades da torre D foi recomendada, sem qualquer impacto nas demais áreas do complexo. Até que seja finalizado o estudo e o reparo, que inicialmente está previsto para ocorrer ao longo dos próximos 30 dias, a empresa prestará todo o atendimento necessário aos condôminos, apoiando diretamente no processo de acomodação temporária durante o período.

A Erbe Incorporadora reforça que está empenhada para solucionar a situação o mais breve possível, garantindo a segurança e a tranquilidade dos moradores.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top