Primeira ‘superlua’ do ano poderá ser vista no céu de Brasília nesta terça-feira

Super-Lua.jpg

Foto: Reprodução TV

Fenômeno fica visível a olho nu, a partir de 17h48. Segundo especialista, luzes da cidade não atrapalham observação do astro

http://www.instagram.com/gov_df

A primeira “superlua” do ano marca presença no céu de Brasília nesta terça-feira (14). O fenômeno será visível a olho nu e as luzes da cidade não devem interferir na observação.

A “superlua” ocorre quando a Lua está cheia e em seu perigeu – ponto de órbita mais perto da Terra. Por isso, a perspectiva do satélite natural parece maior e mais brilhante quando observada do nosso planeta.

o professor de física e de astronomia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Eduardo de Brito diz que a ‘superlua’ pode ser observada a partir do momento em que nasce. Nesta terça, de acordo com o Climatempo, o Sol vai se pôr às 17h48.

“Se o céu não tiver nuvem, [a “superlua”] vai ser visível assim que nascer. A vantagem da Lua é que pode ser vista de qualquer canto”, afirma o docente.

Segundo o professor, não é preciso usar equipamentos para observar a Lua. Mas, para quem tiver acesso a eles, a beleza do fenômeno pode ser ainda maior. “Com o telescópio, é mais bonita porque dá para ver os detalhes das crateras que não são visíveis a olho nu”, explica.

Calendário dos astros

Em 2022, além desta terça-feira, será possível observar a “superlua” em outras duas datas: 13 de julho e 12 de agosto. Ainda em junho, outros eventos astrológicos vão embelezar os céus.

No dia 24, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharão em ordem. Os cinco planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu.

O alinhamento ocorre pouco antes do nascer do sol. No mesmo dia, a lua crescente também estará alinhada aos planetas, brilhando entre Vênus e Marte.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top