Home ÁGUAS CLARAS Patinete elétrico não é regulamentado

Patinete elétrico não é regulamentado

71
0
Compartilhar
Em Porto Alegre é obrigatório a utilização de capacete - Crédito: divulgação

Após três meses do lançamento dos patinetes elétricos no Plano Piloto e Águas Claras o uso deste novo meio de transporte já se tornou uma febre entre os moradores dessas regiões. O problema é que sua circulação ainda não está regulamentada.

Além de ser comum ver patinetes dividindo espaço com os carros, ônibus e caminhões em ruas movimentadas e nas calçadas, entre pedestres. Conforme o site Metrópoles verificou,  um desses equipamentos estava levando pai e filho. Não é raro, também, vê-los em disputas de “rachas” entre adolescentes.

Outro grande problema é a falta da utilização de equipamentos de segurança, como por exemplo, capacete. Procurada, Conforme a Secretaria de Mobilidade o Governo do Distrito Federal (GDF) está elaborando um projeto de lei para definir uma política cicloviária que incentive o uso de bicicletas e patinetes. Mas não informou se no projeto constará a utilização de capacete.
Já o Departamento de Trânsito (Detran-DF) afirmou que agendou reunião nesta semana para tratar do assunto.

Até que normas sejam criadas especificamente para a modalidade de transporte, vale, segundo o órgão, o que está estabelecido no artigo 2º da Resolução 465/2013: a circulação desses veículos é permitida “somente em áreas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas”. Porém, na referida resolução não consta a obrigatoriedade do capacete como item de segurança.

Ainda assim, o artigo observa que devem ser atendidas estas condições: velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres; velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas; e uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e lateral incorporados ao equipamento. Equipamentos que não estão disponíveis nos equipamentos disponibilizados pela empres Yellow.

No exterior, como em Washington (EUA), apenas quem tem carteira de habilitação pode dirigir um patinete elétrico. Já em Portugal existe a obrigatoriedade do uso de capacete (modelo ciclista), além de ser proibido a utilização deste equipamento menores de 16 anos.

Águas Claras
Em Águas Claras os patinetes estão disponíveis no Parque Ecológico da cidade. Crianças, adolescentes e adultos se divertem sobre as duas rodas. Porém, é possível observar adolescentes trafegarem em alta velocidade na pista principal do Parque.

Para a advogada Emanuela Marques, este tipo de veículo à disposição da comunidade é muito importante. Mas, deve ser definidas regras para a sua utilização. “Acho que a velocidade máxima destes equipamentos é muito alta. Se acontecer algum tipo de acidente, tanto quem estará no comando do patinete, como aquela pessoa que for atingida se machucaram”, ressalta a advogada.

Fonte: Redação e com informações do site Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here