Home CIDADES Pardal campeão de multas fica na EPIA Sul

Pardal campeão de multas fica na EPIA Sul

373
0
Compartilhar
Foto: Reprodução do G1

Dados do DER mostram que aparelho disparou 42.156 vezes (11 multas por hora) em cinco meses. Aparelho é considerado recente e é uma das causas para quantidade de multas

O pardal campeão de multas em rodovias do Distrito Federal em 2018 fica na marginal da Epia, na altura da Candangolândia. Dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mostram que o aparelho disparou o flash 42.156 vezes em apenas cinco meses.

Este pardal é relativamente novo. Começou a operar em agosto de 2018, junto com outras 23 máquinas instaladas pelo DER na metade do ano passado.

Isso significa que o pardal da Candangolândia registrou uma média de 8 mil multas por mês – o equivalente a 11 infrações por excesso de velocidade a cada hora.

Em apenas cinco meses de funcionamento, este pardal recordista da Epia superou o segundo colocado no ranking do DER, mesmo ele tendo “trabalhado” o ano inteiro.

O vice-campeão fica na EPNB, onde tem faixa exclusiva, no sentido Samambaia: ao longo de 2018, ele fez 33.103 autuações.

A multa por exceder a velocidade da pista vai de R$ 130,16 a R$ 880,41, e o motorista pode pegar até sete pontos na carteira de habilitação.

De acordo com a assessora de trânsito do DER, Graziela Portela, não há problema na máquina da Epia. Mesmo a pista sendo sinalizada com pelo menos três placas alertando sobre o pardal, ela aponta duas explicações para a grande quantidade de multas.

“É um pardal novo. As pessoas não estão acostumadas com esse equipamento lá. E como ele é novo, tem muita gente desatenta. Outro motivo é porque ele fica logo na saída de uma via expressa, a 80 km/h, e o motorista entra na marginal a 60 km/h sem reduzir a velocidade”, explicou.

Foto: Reprodução do G1

De acordo com o DER, isso explica o porquê de instalar o pardal naquele ponto. “O equipamento foi instalado em razão disso, da imprudência de motoristas e possíveis riscos de acidentes. É mais uma prova da necessidade do equipamento”, continuou Graziela.

Segundo ela, não existe interesse arrecadatório por trás deste pardal. Como iniciativa para tentar reduzir a quantidade de flagrantes de alta velocidade nesta pista, ela afirma que o órgão estuda outras formas de conscientização e mais sinalização para alertar sobre a velocidade da via.

Ranking:

  • DF-003 (Epia) km 21,1 sentido Norte, altura da Candangolândia, marginal: 42.156
  • DF-075 (EPNB) km 7,4 sentido Riacho Fundo/Samambaia, faixa exclusiva: 33.103
  • DF-075 (EPNB) km 2,2 sentido Núcleo Bandeirante/Riacho Fundo, faixa exclusiva: 22.195

Em 2017, o pardal que mais registrou multas foi o do Eixão Sul, na altura da 104 Sul, no sentido aeroporto. Ele foi responsável por 42.420 flashes – flagrando motoristas acima da velocidade permitida na pista, de 80 km/h. Em 2016, o mesmo pardal aplicou 52.280 – uma a cada dez minutos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here