Home CIDADES INMET: frio deve se intensificar nos próximos dias

INMET: frio deve se intensificar nos próximos dias

48
0
Compartilhar
Foto: Reprodução

A estação que está por vir divide opiniões entre brasilienses. O tempo seco e frio deve se intensificar nos próximos dias

O inverno chega oficialmente em 21 de junho, mas os brasilienses já percebem a proximidade da estação mais fria do ano. As manhãs geladas têm feito os moradores da capital tirarem os casacos do guarda-roupa. O último sábado (8/6), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou o período mais frio do ano até agora, com 10,6 ºC, durante a madrugada. Temperatura semelhante à que havia sido registrada em 25 de maio — 10,9 ºC.

A professora de geografia da Universidade de Brasília (UnB) Ercília Steinke explica que, na região Centro-Oeste, de forma geral, o inverno predomina uma massa de ar seca, devido à falta de nuvens, o que causa a perda rápida do calor e, por isso, as noites costumam esfriar bastante. “A massa fria avança do Sul ao Centro-Oeste. Isso torna o clima da nossa região diferente das outras. No Sul, não tem estação seca, no Nordeste, agora, chove e, na Amazônia, região Norte, chove sempre e tem umidade do ar alta”, esclarece.

O dia que registrou a temperatura mais baixa na história do DF foi 30 de junho de 1985, com 1 ºC. No mesmo ano, em 31 de julho, foi registrada a segunda temperatura mais baixa na capital — 1,6ºC.

Saiba como deve variar a temperatura neste e nos próximos meses

Junho: min. 13,9 ºC/máx. 25 ºC
Julho: min. 13,7 ºC/máx. 25,3 ºC
Agosto: min. 15 ºC/máx. 26,9 ºC

Fonte: Inmet / CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here