Home CIDADES Inmet faz novo alerta para chuva intensa no DF

Inmet faz novo alerta para chuva intensa no DF

124
0
Compartilhar
Rua alagada no P Norte, em Ceilândia (DF) — Foto: Arquivo pessoal

Apesar da alta umidade, termômetros chegam a 33º C nesta terça-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Velocidade dos ventos podem chegar a 60 km/h

A chuva, acompanhada de trovoada e ventos fortes, deve continuar pelo menos até esta quinta-feira (10) no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de umidade em torno dos 90% e temperaturas mínimas de 18º C neste período, principalmente no início da manhã.

Apesar do tempo úmido, os termômetros se elevam no decorrer do dia e podem ficar em torno dos 33º C. Além do calor, a combinação de alta temperatura e nuvens de chuva também favorecem a formação de granizo no céu.

O fenômeno, segundo a meteorologista do Inmet Maiane Araújo, é comum para esta época do ano e acontece, principalmente, por causa da altitude alcançada pelas nuvens de chuva – as chamadas “cumulus nimbus”.

“Essas nuvens têm o combustível ideal para formação do granizo. Elas atingem altitude muito elevada, onde a temperatura é extremamente baixa, e dentro delas têm correntes de vento, que favorecem a queda do granizo”, explica a especialista.

Para esta terça-feira (8), o Inmet prevê a continuidade das pancadas de chuva em partes do DF.

O tempo deve permanecer nublado, e a umidade vai variar entre 90% e 35%. Os ventos continuam intensos e podem alcançar a marca dos 60 km/h – velocidade semelhante à registrada na tarde desta segunda (7) nas regiões de Samambaia, Águas Claras e Taguatinga.

Ao longo do dia, as chuvas pontuais ocorrem acompanhadas de “trovoadas isoladas”, segundo o Inmet. “A partir de quinta-feira (10), a tendência para o fim de semana é de um novo intervalo com tempo mais aberto, sem chuva”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + 13 =