Home CIDADES Ibaneis libera shows ao vivo em bares e restaurantes

Ibaneis libera shows ao vivo em bares e restaurantes

308
0
Compartilhar
Foto: Divulgação

Apresentações musicais estavam suspensas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus. Autorização vale a partir desta segunda-feira (14)

Bares e restaurantes do Distrito Federal já podem realizar shows ao vivo no estabelecimento. A autorização, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (14) e já está em vigor.

As apresentações musicais estavam suspensas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus. O decreto mantém as medidas de distanciamento entre clientes e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

A flexibilização ocorre no período em que a capital registra 2.899 mortes pela Covid-19, segundo o balanço da Secretaria de Saúde, divulgado na noite deste domingo (13). Ao todo, são 176.837 pessoas infectadas desde o início da pandemia, sendo 13.604 casos confirmados em setembro.

Medidas sanitárias

Os bares e restaurantes abriram as portas no dia 15 de julho. Desde então, os estabelecimentos devem seguir uma série de regras preventivas para evitar o contágio do novo coronavírus. São elas:

  • Mesas devem ser mantidas a uma distância de dois metros umas das outras, com limite de seis pessoas por mesa;
  • Os locais devem funcionar com 50% da capacidade autorizada no alvará de regulamentação;
  • Comércio deve disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores;
  • Temperatura dos clientes e funcionários deve ser aferida;
  • Obrigatório o uso de máscaras tanto pelo prestador de serviço como pelo cliente;
  • No caso de self-service, o restaurante deve oferecer luvas descartáveis de plástico ou guardanapos de papel para que os clientes se sirvam;
  • Pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades ficam proibidas de fazer parte das equipes de trabalho;
  • Reforço de limpeza nas mesas após uso, assim como banheiros.

Flexibilizações

Em setembro, Ibaneis também decretou autorizações para a reabertura de espaços nos setores de cultura, lazer e entretenimento. Desde 3 de setembro, teatros e cinemas em ambientes fechados podem reabrir, desde que organizem espaços para o público e garantam grupos de, no máximo, seis pessoas, como ocorre nos bares e restaurantes.

Piscina de udo esportivo no parque do Núcleo Bandeirante, no DF — Foto: Agência Brasília

Nos clubes, o governo do DF autorizou o uso de piscinas em área aberta para a prática esportiva. Aquelas localizadas em parques continuam fechadas.

Fonte: G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − dez =