Home CIDADES Filhote de lontra é resgatado pela PM Ambiental às margens do córrego...

Filhote de lontra é resgatado pela PM Ambiental às margens do córrego Piriripau

125
0
Compartilhar
Filhote de lontra com cerca de sete dias de vida é resgatado em Planaltina, no Distrito Federal — Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental

Mamífero recém-nascido foi encaminhado ao centro de triagem do Ibama, onde foi alimentado. Em dois dias, militares capturaram 14 animais no Distrito Federal

A Polícia Militar Ambiental resgatou, nesta terça-feira (15), um filhote de lontra em Planaltina, no Distrito Federal. Ele foi encontrado na beira do córrego do Rio Pipiripau após ficar cerca de 24 horas no local desacompanhado de outros animais da espécie.

Segundo a equipe de resgate, moradores viram a lontra na margem do córrego, mas esperaram a chegada da mãe do filhote. Contudo, ao perceber que o animal continuava sozinho, acionaram o batalhão. Os policiais estimam que o mamífero tenha apenas sete dias de vida.

Devido à idade, a lontra foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde foi alimentado.

Após receber os primeiros cuidados, o filhote será encaminhado ao Hospital Veterinário de Brasília. A lontra vai ser acompanhada até ser considerada independente para retornar ao ambiente silvestre.

Entre segunda (14) e terça-feira (15), a PM Ambiental resgatou 14 animais em ruas do DF. Destes, duas aves, dois répteis e 10 mamíferos.

Ao longo deste ano, 2004 animais foram resgatados no Distrito Federal. Eles passam por uma avaliação de veterinários e, se não houver necessidade de atendimento especial, são encaminhados de volta à natureza.

Resgates de animais em 2019 no DF

  • Aves: 890
  • Mamíferos: 628
  • Jiboias: 96
  • Cascavéis: 78
  • Jararaca: 23
  • Total: 500 répteis
  • Outros: 305
Filhote de teiú é resgatado pelo Batalhão Militar Ambiental do Distrito Federal — Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental

Como e quando acionar o Batalhão Ambiental?

Os pedidos de resgate de animais e denúncias de maus-tratos podem ser feitas à PM Ambiental e à Polícia Civil.

O batalhão militar apreende também animais silvestres que não podem ser criados em casa, vendidos ou mantidos em cativeiro sem autorização.

Desde janeiro, houve 2006 apreensões de animais encontrados em situação irregular ou em condições de maus-tratos no Distrito Federal. Veja abaixo os canais para denúncia:

  • Batalhão Ambiental: (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp (61) 99351-5736.
  • Ouvidoria do GDF: telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br.
  • Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema): número 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez + dezessete =