Home CIDADES Espaço Cultural Renato Russo oferece cursos de graça

Espaço Cultural Renato Russo oferece cursos de graça

213
0
Compartilhar
Foto: Agência Brasília

Inscritos devem comparecer a, pelo menos, 80% das aulas. Quem desrespeitar a regra fica impedido de participar de outras oficinas gratuitas; entenda como funciona

O Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, oferece cursos voltados para as artes cênicas de graça. Para participar, basta preencher um formulário online, mas quem se inscrever precisa assumir o compromisso de comparecer a, pelo menos, 80% das aulas.

Os participantes que desrespeitarem a regra serão impedidos de participar de outras atividades gratuitas durante o ano. O motivo é o respeito ao bem público, explica o coordenador de programação, Leonardo Hernandes.

“Essa é uma forma de valorizar o que está sendo feito e de criar um senso de responsabilidade nas pessoas que decidem participar.”

Para não perder a chance de se inscrever em outras oportunidades, o participante deve justificar a ausência com, no mínimo, sete dias de antecedência.

Segundo Hernandes, que também é vice-presidente do Instituto Bem Cultural (que faz a gestão do espaço), outras possibilidades estão sendo avaliadas para evitar a evasão. “Discutimos a cobrança de uma taxa de matrícula que, se você fizer todas as aulas, recebe de volta.”

Teatro Galpão, dentro do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, em Brasília – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (9), quatro oficinas estavam disponíveis para inscrição: “o espírito dos objetos”, de confecção de máscaras; expressão corporal; dança para crianças; e elaboração de projetos. Os cursos têm duração de 3 a 5 dias e o número de vagas varia de 10 a 20.

Por enquanto, os cursos são oferecidos apenas pelos grupos residentes – Amacaca, Instrumento de Ver e Coletivo Transverso –, escolhidos ainda em 2018 pelo Bem Cultural para dar início às atividades. Chamamentos públicos serão abertos para outros grupos, segundo Hernandes, mas sem data definida.

O espaço Renato Russo pode ser utilizado por companhias e pesquisadores das artes cênicas para duas finalidades principais: investigação de linguagem e criação de projetos, e eventos. O uso é gratuito, mas requer inscrição em um processo seletivo.

chamada pública para projetos de “residência artística” entre fevereiro e junho está aberta até domingo (13). Quem quiser usar o espaço entre julho e novembro tem até 6 de maio para elaborar a proposta. O processo se encerra em 2 de junho.

Para a realização de eventos, como peças de teatro, circo, apresentações de dança, exposições de artes visuais, performances, encontros literários, de moda e de música, o chamamento mais recente está aberto até 27 de janeiro. Ele permite o uso do espaço entre 7 de março e 30 de junho.

O Espaço Cultural Renato Russo é administrado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Bem Cultural, responsável pela gestão da programação desde novembro de 2018 até outubro de 2019.

A organização social foi escolhida pelo GDF no dia 13 de novembro por meio de um chamamento público, e receberá R$ 800 mil para administrar as atividades no espaço.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here