Home CIDADES Dia D contra o sarampo: veja lista de postos no DF

Dia D contra o sarampo: veja lista de postos no DF

323
0
Compartilhar
Criança recebendo vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Público-alvo na primeira etapa são crianças e jovens de 5 a 19 anos. Locais de vacinação funcionam das 8h às 17h

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo está marcado para este sábado (15) em todo país. No Distrito Federal, 88 salas vão oferecer as doses da vacina. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Ao todo, 168 mil doses da tríplice viral – que, além do sarampo, imuniza contra rubéola e a caxumba – estão disponíveis na rede de saúde pública. É preciso levar apenas um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Crianças e jovens, entre 5 e 19 anos, são o público-alvo desta etapa da campanha que vai até 13 de março. Para as pessoas de outras faixas etárias, segundo o Ministério da Saúde, haverá uma segunda e uma terceira fase do trabalho.

Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, o Ministério da Saúde afirma que pretende sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar os filhos.

A política do sistema vacinal do Brasil estabelece que homens e mulheres com idade entre 12 meses e 29 anos de idade devem tomar duas doses da vacina. A segunda dose é aplicada após intervalo de 30 dias.

A vacina, no entanto, é contraindicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes e para quem já tomou a dose. Mesmo sem campanhas específicas, pessoas de todas as idades podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para regularizar a carteirinha de vacinação.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar a morte. Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde do DF confirmou oito casos da doença. Este ano não houve registros na capital.

Foto: Divulgação

Na campanha de vacinação de 2019, 93,7% do público-alvo se vacinou – a meta era atingir 95% da população.

Dia D de vacinação contra o sarampo

  • Público-alvo: crianças e jovens de 5 a 19 anos
  • Horário: 8h às 17h
  • Locais de vacinação: veja lista de postos no DF

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco − 1 =