Home CIDADES DF registra o dia mais quente do ano: 35,7ºC

DF registra o dia mais quente do ano: 35,7ºC

135
0
Compartilhar
Calor e baixa umidade faz Defesa Civil emitir estado de emergência - Foto: Oswaldo Reis

Defesa Civil volta a decretar estado de emergência. População deve redobrar cuidados com a saúde

A temperatura bateu novo recorde no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, nesta quinta-feira (19/09/2019), 35,7ºC no Gama. A umidade ficou em 10% na mesma região e em Águas Emendadas, Planaltina. No dia em que o DF completa 108 dias sem chuva, a Defesa Civil voltou a decretar estado de emergência.

Brasília amanheceu coberta por uma névoa seca. De acordo com o meteorologista Manoel Rangel, o fenômeno é causado pela ação dos ventos, que sopram poeira ou fuligem de queimadas, causando acúmulo dessas substâncias na atmosfera.

De acordo com o especialista, o belo pôr do sol dos últimos dias tem a coloração diretamente ligado ao nível de poluição do ar. “Quanto mais vermelho ou laranja é o pôr do sol, mais suja está atmosfera”, destaca.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil havia suspendido o estado de emergência na segunda-feira (16/09/2019), após dois dias com umidade relativa do ar acima de 12%. Mas após o índice baixar para 10% por 48 horas seguidas, o órgão retomou o alerta vermelho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é acima dos 60%. Com percentuais mais baixos, a população deve se hidratar bastante para amenizar os efeitos da estiagem. Outro problema é o ambiental: nesta época do ano, aumenta a ocorrência de incêndios.

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × três =