Covid: 4ª dose da vacina para quem tem 40 anos ou mais começa nesta quinta (16), diz Ibaneis

saude.jpg

Foto: Elvis Edson/Foto

Anúncio foi feito por meio de uma rede social, nesta quarta-feira (15). Lista de postos não tinha sido divulgada até início da tarde

http://www.instagram.com/gov_df

A 4ª dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais a partir desta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, no Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), por meio de uma rede social, nesta quarta (15).

“A medida tem nos permitido voltar à normalidade’, publicou o governador.

Apesar do anúncio, a lista de postos que ficará aberta no feriado não tinha sido divulgada até o início da tarde desta quarta. Em Brasília, o reforço na vacinação de idosos começou a ser administrado em abril. Veja calendário completo:

  • 1º de abril: 80 anos ou mais;
  • 14 de abril: 70 anos ou mais;
  • 6 de maio: 60 anos ou mais;
  • 3 de junho: 50 anos ou mais;
  • 16 de junho: 40 anos ou mais.
Foto: Reprodução Twitter

Por que é preciso aplicar a quarta dose?

No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justifica a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19. À época, a recomendação era voltada a pessoas acima de 60 anos.

Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.

Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.

Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde. A campanha anual de imunização contra a gripe está em vigor no Distrito Federal.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top