Celebração de Pentecostes altera trânsito em Taguatinga; confira mudanças

Pentecostes.jpg

Celebração de Pentecostes em Taguatinga, no DF, em imagem de arquivo — Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Mudanças começam nesta sexta-feira (3) e vão até domingo (5). Cerca de 1,3 milhão de pessoas são esperadas no Taguaparque

http://www.instagram.com/gov_df

Depois de dois anos suspensa, por causa da pandemia de Covid-19, a festa de Pentecostes volta ao Taguaparque, no Distrito Federal, a partir desta sexta-feira (3). Até domingo (5), cerca de 1,3 milhão de pessoas são esperadas para uma das maiores celebrações religiosas de Brasília, que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa .

Para garantir a segurança dos fieis, e a fluidez no trânsito, várias vias de Taguatinga terão mudanças de sentido. Na sexta-feira e no sábado, as alterações ocorrem das 21h30 às 0h30. Já no domingo, elas vão das 19h30 às 22h30.

Veja o que muda no trânsito

Mapa com esquema de trânsito para celebração de Pentecostes — Foto: Detran-DF/Divulgação

Elmo Serejo

A avenida Elmo Serejo, no sentido centro de Taguatinga, fica interditada na altura do viaduto da QNL.

Rotas alternativas

Como rota alternativa à Elmo Serejo, os motoristas podem utilizar a via do Clube Primavera, pista que liga a Samambaia a Avenida Samdu e ao Pistão Sul, passando pelo Setor de Mansões de Taguatinga.

Outra opção para quem precisar acessar a região norte de Taguatinga, é a via de ligação entre a QNL e a Samdu Norte (passando pelo Senai), ou avenida Hélio Prates.

Samdu Sul

Para os motoristas que transitam pela Avenida Samdu Sul, em direção à Taguatinga Norte, o cruzamento em frente à Feira dos Importados estará interditado durante a dispersão dos fiéis.

Rotas alternativas

Vai ser preciso seguir no sentido Ceilândia pela pista reversa da Avenida Elmo Serejo, acessar a via LJ -1, no setor QNL/QNJ, e, a partir dela, chegar a Taguatinga Norte pela via de ligação Senai/Samdu Norte ou pela Avenida Hélio Prates.

Avenida das Palmeiras

Durante a dispersão do evento, a avenida das Palmeiras terá duas faixas liberadas no sentido Samdu Norte até à Avenida Elmo Serejo, onde, com o início da faixa reversa, haverá seis faixas no sentido Ceilândia/Samambaia.

Via principal do Taguaparque

Mapa com esquema de trânsito para celebração de Pentecostes — Foto: Detran-DF/Divulgação

Na região do Taguaparque e Vicente Pires, durante a saída do evento, o fluxo de veículos na avenida que contorna o parque – iniciando próximo ao Ginásio de Esportes – fica em sentido único nas duas faixas .

pista da esquerda – em relação ao motorista – terá sentido único para a Estrutural. A da direita terá o fluxo no sentido EPTG.

O Detran informa que, por questões de segurança, a entrada principal do Taguaparque permanecerá interditada durante os três dias do evento. Como rotas alternativas, os condutores podem utilizar o primeiro acesso ao Taguaparque (via lateral do campo sintético), ou podem usar o terceiro acesso ao parque, em frente à Rua 8 de Vicente Pires.

O que é Pentecostes

Na Festa de Pentecostes, os católicos celebram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa.

O dia de Pentecostes é, geralmente, considerado o dia do nascimento da igreja cristã – o movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top