Home CIDADES Carteira de identidade digital no celular, é lançada no DF

Carteira de identidade digital no celular, é lançada no DF

490
0
Compartilhar
Novo modelo da carteira de identidade — Foto: Polícia Civil do DF/Divulgação

Aplicativo e-Identidade foi lançado nesta segunda-feira (10). RG, CPF e outros registros poderão ser visualizados no celular; app é gratuito

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apresentou nesta segunda-feira (10) o e-Identidade, um aplicativo que promete rápido acesso aos dados da carteira de identidade digital. O DF é o pioneiro no Brasil a lançar a ferramenta, segundo o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido da Silva.

O aplicativo já está disponível, como projeto piloto, na plataforma Android. O app para IOS será disponibilizado em duas semanas, afirma o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido da Silva. O prazo previsto para a identidade digital começar a valer é entre 30 e 60 dias.

O e-Identidade vale para quem fez o RG a partir de 1º de julho de 2018. Esses documentos já possuem um código tipográfico, na parte de dentro, que permitirá a digitalização. Basta baixar o aplicativo, que é gratuito.

“Sabemos que a utilização de aplicativos de celular para acessar diversos serviços públicos têm se tornado corriqueira, motivo pelo qual a adesão ao e-Identidade deverá ocorrer de maneira rápida e fácil”, afirmou o diretor-geral da PCDF.

Segundo o diretor-geral da PCDF, além de reduzir a quantidade de documentos a serem levados pelas pessoas, o e-Identidade também é um meio seguro e prático que “pode diminuir o número roubos e perdas de documentos em várias situações”.

O chefe da seção de avanço tecnológico da Polícia Civil (DITEC), Rogério Alves da Conceição, diz que o acesso à carteira de identidade digital no dispositivo móvel poderá ainda agregar outros serviços.

“Ao validar a sua identidade digital, utilizando o aplicativo, o cidadão poderá dispor de endereços e telefones de unidades policiais mais próximas e a capacidade de verificação de autenticidade de carteiras de identidade de terceiros, entre outros”, ressalta Rogério.

Benefícios do aplicativo e-Identidade:

  • Aumento do uso da carteira de identidade pela população do DF;
  • Acesso aos serviços agregados na carteira de identidade digital;
  • Verificação de autenticidade das carteiras de identidade pela população e por agentes de Segurança Pública.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here